Seleccione su idioma

O que se espera de um profissional de AV?

Em mais de vinte anos cobrindo o mercado de tecnologia, com foco na prestação de serviços, aprendemos que é fundamental construir uma relação de confiança entre integrador e usuário.

Orlando Barrozo*

Um artigo recente na internet lembrava que “a única certeza a respeito da tecnologia é que ela continuará evoluindo”. Ninguém sabe como serão os sistemas de comunicação e entretenimento daqui a cinco ou seis anos. Mas podemos apostar que um profissional, para projetar ou instalar um sistema AV, precisará dominar mais especialidades do que as exigidas atualmente.

A transição está sendo rápida, mais até do que a maioria dos profissionais gostaria ou estava preparada para enfrentar. Talvez seja um consolo lembrar que esse processo atinge todas as outras atividades no mundo atual. Os cases Uber e AirBnb são ilustrativos. O transporte público jamais voltará a ser o mesmo após a chegada do aplicativo que permite “escolher” seu motorista, combinar os horários convenientes, ser bem tratado durante o trajeto e evitar o stress de discutir sobre o valor da corrida. 

- Publicidad -

Assim como surgem novas profissões (uberdriver é só uma delas), há no mercado Pro AV uma nova demanda dos usuários. Eles querem e precisam ser atendidos por profissionais qualificados, com formação a mais ampla possível. Não se aceitam mais as antigas soluções “passa-fio”, até porque o uso de sistemas wireless é uma tendência irreversível. 

Exemplo básico: uma sala de treinamento não pode mais ficar restrita a projetor, tela, amplificador e caixas acústicas (às vezes, ar condicionado). O instrutor vai usar material da internet; alguns fazem a apresentação a partir de seu smartphone, e não importa se é um iPhone, Android ou Windows. Idem os alunos, cada um com seu laptop ou tablet verificando online os tópicos apresentados. A conexão precisa acomodar tudo isso.

As luzes da sala devem ser controladas via automação, ou app, assim como as cortinas e o ar condicionado. Ah! Sim, é necessário conter os ruídos externos, quem sabe com atenuadores acústicos nas portas e janelas, para que todos otimizem o aproveitamento da sessão.

Dentro desse conceito, cabe ao integrador a responsabilidade de verificar desde o dimensionamento do projeto até a qualidade dos cabos e conectores, passando pela programação e acionamento adequados dos recursos. O contratante pode ter pouca verba, mas também sabe que um projeto como esse, bem executado, pode trazer benefícios inclusive financeiros. 

O integrador é (ou deveria ser) responsável por orientá-lo também nesse sentido. Para amortizar o investimento, recomenda-se que o espaço seja ocupado a maior parte do tempo, se necessário agregando outras atividades além do treinamento proposto originalmente. 

Em vez de esperar a liberação do orçamento para construir uma sala de reuniões nos moldes tradicionais, utilizada apenas na reunião semanal da diretoria, por que não pensar já em módulos versáteis, que possam ser adaptados a reuniões grandes e pequenas, incluindo treinamentos e apresentações de projetos? Estão aí as huddle-rooms para mostrar o caminho.

Nem comentamos aqui sobre as redes e sua incrível variedade de configurações e formatos. Numa rápida abordagem, pode-se afirmar que todo gerente de TI e/ou administrador de facility deve ser orientado sobre as vantagens de integrar os sistemas AV à rede interna da empresa. Os conceitos mais avançados sugerem integração também com redes de fornecedores, ou até de alguns clientes específicos, de modo a facilitar o fluxo de dados – que hoje inclui obrigatoriamente áudio e vídeo.

- Publicidad -

Em mais de vinte anos cobrindo o mercado de tecnologia, com foco na prestação de serviços, aprendemos que, além da qualidade dos produtos especificados e instalados, é fundamental construir uma relação de confiança entre integrador e usuário. Um projeto nunca está definitivamente concluído, pois sempre poderá ser aprimorado. Os usuários fatalmente vão descobrir novas necessidades. E a tecnologia evoluirá no sentido de atendê-las.

Bom trabalho a todos os profissionais envolvidos!

*Orlando Barrozo, Diretor Revista Home Theater & Casa Digital e Business Tech.

Richard Santa, RAVT
Richard Santa, RAVTEmail: [email protected]
Editor
Periodista de la Universidad de Antioquia (2010), con experiencia en temas sobre tecnología y economía. Editor de las revistas TVyVideo+Radio y AVI Latinoamérica. Coordinador académico de TecnoTelevisión&Radio.


No hay comentarios

Deje su comentario

En respuesta a Some User
Asista a la grabación del podcast y networking sobre automatización

Asista a la grabación del podcast y networking sobre automatización

Miami. El sector de la automatización para edificios comerciales está en plena transformación, enfrentando retos de integración tecnológica, inversión y sostenibilidad. 

Christie ilumina el Festival de la Luz de Antigua Guatemala

Christie ilumina el Festival de la Luz de Antigua Guatemala

Guatemala. Las soluciones de proyección de Christie iluminaron recientemente las emblemáticas fachadas de Antigua Guatemala durante el Festival de la Luz de Antigua, el primer festival de video...

Elation amplía su portafolio con adquisición de X-Laser

Elation amplía su portafolio con adquisición de X-Laser

Latinoamérica. Elation Lighting ha adquirido la marca y los activos de X-Laser y ha lanzado X-Laser USA, una nueva empresa independiente que continuará operando bajo el nombre de X-Laser.

Centros de datos para las demandas futuras de la IA 

Centros de datos para las demandas futuras de la IA 

Latinoamérica. La inteligencia artificial generativa (GenAI) ya no es solo una tecnología del futuro; se ha convertido en una aplicación transformadora. A diferencia de la IA tradicional, que...

Samsung y OpenAI anuncian alianza estratégica sobre IA

Samsung y OpenAI anuncian alianza estratégica sobre IA

Latinoamérica. OpenAI y Samsung anunciaron la firma de una carta de intención (LOI, por sus siglas en inglés) para su alianza estratégica con el fin de acelerar los avances en la infraestructura...

Mitos y realidades sobre los centros de datos

Mitos y realidades sobre los centros de datos

Los Centros de Datos modernos son instalaciones sofisticadas y equipadas con tecnología de vanguardia. No son espacios vacíos; son las salas de máquinas de la era digital. MEXDC

Kramer y Smart Monkeys integran plataforma ZyPer a ISAAC

Kramer y Smart Monkeys integran plataforma ZyPer a ISAAC

Latinoamérica. Kramer y Smart Monkeys, especialistas en gestión avanzada de sistemas audiovisuales, anunciaron una integración mejorada entre la plataforma de gestión ZyPer de Kramer y el espacio de...

Building Automation Days Buenos Aires será el 8 de octubre

Building Automation Days Buenos Aires será el 8 de octubre

Argentina. Líderes en arquitectura, ingeniería y tecnología, se reunirán este 8 de octubre en Buenos Aires en el marco del Building Automation Days by KNX Latam, encuentro que hablará sobre la...

Christie impulsa la experiencia inmersiva de Kia E-Ground

Christie impulsa la experiencia inmersiva de Kia E-Ground

Ecuador. El fabricante de vehículos Kia, inauguró en Quito el Kia E-Ground, su primer Centro de Experiencias en Soluciones de Movilidad Sostenible en Latinoamérica. 

Se realizó la segunda versión del SAVe conference

Se realizó la segunda versión del SAVe conference

Latinoamérica. El Luskin Center de Los Ángeles fue la sede de la segunda versión de la conferencia global de SAVe, el 24 y 25 de septiembre pasados, encuentro al que asistieron alrededor de 100...

Suscribase Gratis
Recuérdeme
SUSCRÍBASE AL INFO-BOLETIN
¿REQUIERE UNA COTIZACIÓN?
ENTREVISTAS DESTACADAS
PATROCINADORES










ULTIMO BOLETIN
Ultimo Info-Boletin